segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Acosta espanta 'zica' e coloca Timão no G-4

Publicado no site Globoesporte.com
24/02/2008 - 18h01m - Atualizado em 24/02/2008 - 20h49m

Uruguaio fura até a rede na vitória por 1 a 0 do Corinthians sobre a ex-líder Ponte Preta

GLOBOESPORTE.COM
Em São Paulo

No confronto entre a melhor defesa e o melhor ataque do Campeonato Paulista, quem resolveu foi Acosta. Mesmo sem apresentar o futebol esperado pela torcida, o uruguaio marcou o único gol da vitória que colocou o Corinthians no G-4 e derrubou a Ponte Preta da liderança do Estadual 2008(assista aos melhores momentos ao lado). De quebra, o gringo volta a marcar depois de oito jogos e mantém a equipe da capital invicta há dez partidas.

Com o triunfo, o Corinthians sobe da sexta para a quarta colocação, com 20 pontos, mesmo número do rival São Paulo, mas levando vantagem no salgo de gols (seis contra cinco). Já a Ponte cai para segundo, com 22 pontos, dois abaixo do Guaratinguetá.

Além de entrar de vez na briga pela classificação, o Timão ganha moral para a próxima rodada, quando faz o clássico diante do Palmeiras, domingo, às 16h, no Morumbi. No mesmo dia, a Macaca recebe a Portuguesa, às 18h10m, em Campinas.

Com as cinco vitórias e apenas um empate em casa, a Ponte Preta começou a partida pressionando o Corinthians, sempre com Renato na armação das jogadas. Aos poucos, porém, o Corinthians encontrou o caminho para deixar a defesa e quase marcou, aos nove minutos. Dentinho cruzou da esquerda, Aranha não conseguiu segurar e soltou a bola nos pés de Acosta. Livre na área, o uruguaio bateu mascado de primeira nas mãos do goleiro e perdeu grande chance.

O lance acordou o sistema ofensivo do Timão. Tanto que a equipe só não abriu o placar, aos 18, devido a um equívoco do árbitro Marcelo Rogério. André Santos cobrou falta pela esquerda, a bola cruzou toda a área sem tocar em ninguém e sobrou na segunda trave para Acosta, em posição legal, apenas desviar para o gol. O juiz parou o lance marcando impedimento do gringo.

A pressão do Corinthians, porém, esbarrou na chuva. Com o temporal que desabou em Campinas, o gramado do Moisés Lucarelli encharcou e prejudicou o toque de bola das duas equipes. A última boa boa chance do primeiro tempo foi criada apenas aos 45 minutos. Renato bateu falta com categoria na meia-lua e por muito pouco não acertou o canto direito de Júlio César.

Na volta do intervalo, a Ponte Preta repetiu a pressão inicial, mas parou em ótima defesa do goleiro do Timão. Logo no primeiro minuto, Renato levantou a bola para a área, a zaga marcou errado e Wanderley cabeceou forte para Júlio César espalmar e evitar o gol da Macaca. Aos quatro, foi os campineiros perderam a melhor chance do jogo. Eduardo Arroz bateu lateral para a área, Leandro cabeceou para trás e Júlio César desviou. Renato ficou com o rebote na pequena área, mas tocou por cima.

Quando a Macaca estava melhor, o Corinthians chegou ao gol. Aos 13 minutos, Carlos Alberto se mandou para o ataque e cruzou na medida para Acosta bater. Aranha ainda desviou, mas a bola entrou no canto esquerdo, furando a rede. Fim do jejum de oito oito jogos sem o gringo marcar com a camisa alvinegra.

Com a desvantagem, o técnico Sérgio Guedes deixou a Macaca mais ofensiva com as entradas de Danilo Neco e Luís Ricardo. Mesmo com as mudanças, a equipe não conseguiu criar grandes oportunidades e passou a arriscar em levantamentos para a área e chutes de longe. No melhor deles, aos 35, Vicente soltou a bomba de longe com perigo e Júlio César jogou para fora.

O avanço da Ponte ao ataque fez o Corinthians ganhar espaços. Aos 38, o Timão por pouco não fez o segundo. Heverton recebeu de Dentinho nas costas da defesa, mas de frente para o gol bateu em cima de Aranha. No final, a pressão da Macaca não foi suficiente para recolocá-la na liderança do Paulistão.

Nenhum comentário: