segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Corinthians vai ter nova confusão: é o escudo

Publicado no site O Estado de S.Paulo
Sábado, 26 janeiro de 2008

Conselheiros são contra mudança, mas torcida promete pressionar

por Cosme Rímoli

A intenção da atual diretoria do Corinthians de mudar o distintivo do Corinthians tem tudo para virar polêmica. A proposta, antecipada ontem pelo Estado, de retirar as cinco estrelas (representam os quatro títulos brasileiros e o Mundial) e colocar em seu lugar uma coroa e a palavra Fiel divide opiniões. Algumas pessoas influentes no clube já avisaram que são contra e outras pedem cautela.

O presidente do STJD e conselheiro do Corinthians, Rubens Approbato Machado, é radical. “Sou pela tradição. Não se deve mexer em um distintivo tão vitorioso como o nosso’’, condenou. “Respeito a torcida, mas não acho certo tirar as estrelas que representam conquistas históricas.”

Paulo Garcia, candidato derrotado por Andrés Sanchez na eleição corintiana, também critica a proposta. “Para mim está muito mais para populismo do que para jogada de marketing. Não se pode mexer em algo tão forte como o nosso distintivo só por populismo”, decretou.

A corintiana Hortência, ex-jogadora de basquete, prefere a prudência: “Sempre fui a favor da modernidade e a mudança é uma marketing legal’’, considera. Mas alerta: “Só precisa tomar cuidado para que a torcida não ache que comanda o time.’’

Janeth e Wladimir não gostam da proposta. “O corintiano sempre vai ser fiel. A tradição deve ser mantida. O que ajudaria a ter mais torcida seria ter time vencedor’’, afirma a ex-jogadora de basquete. “O torcedor se sente homenageado é vendo seu clube ser administrado de forma eficiente’’, completa o ex-lateral-esquerdo.

A alegação do vice-presidente de marketing corintiano, Luiz Paulo Rosenberg, ao propor a mudança foi clara. “Nós queremos homenagear a nossa torcida que sempre foi a nossa maior estrela’’, explicou.

O caminho para o distintivo ser mudado é simples. Basta um conselheiro levar a proposta para ser apreciada pelo Conselho Deliberativo. A partir daí, cerca de 350 conselheiros decidem se aceitam a troca ou não.

A Gaviões adorou a idéia. “Ficamos satisfeitos’’, disse o presidente Hebert Ferreira. “Mas é o seguinte: queremos que a proposta seja colocada em votação. Queremos ver quem vai ter coragem de votar contra nós.”
___________________________________


Minha opinião?

Simplesmente ridículo, achei ótima a idéia de se acabar com as estrelas e modernizar o escudo, mas colocar uma coroa (?!) com a palavra Fiel não dá. Uma frase como a usada no escudo do Liverpool, "You Will Never Walk Alone" - Você Nunca Andará Sozinho - é até aceitável.

Minha humilde proposta?

Proporções e contornos mais próximos aos escudos da década de 70, resgatando as raízes do clube e facilitando a visualização e leitura do desenho. Simplicidade e limpeza, eliminando-se as estrelas e as cordas ao redor do círculo central. Se querem expressar com palavras o amor da torcida pelo time no escudo, coloquem uma faixa dourada com a frase "Eternamente dentro dos nossos corações", parte do hino do Timão. Para que inventar mais do que isso?


Nenhum comentário: