domingo, 9 de dezembro de 2007

Nem na B Corinthians esquece projeto de estádio próprio

Publicado na Folha Online
09/12/2007 - 09h20

EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
da Folha de S. Paulo

Nem a queda para a Série B fez o Corinthians esquecer a obsessão por um estádio próprio, agora também encampada pela atual diretoria. Com o time na segunda divisão, o clube ainda assim pensa em começar um projeto para ter seu estádio daqui a três anos, quando o clube festejará cem anos.

Segundo o presidente Andrés Sanchez, em 2008 o clube não deixará de lado a intenção de começar a, enfim, construir uma arena corintiana --sonho despertado no dirigente pela recente visita de cartolas do Barcelona ao Corinthians.

No ano em que lutará para readquirir a auto-estima perdida pelo descenso, até aqui o pior capítulo da história corintiana, Andrés quer dar atenção especial à construção da sonhada "casa própria'' corintiana.

Segundo o cartola, uma comissão de conselheiros será formada com o único objetivo de estudar as propostas já existentes para a arena da equipe.

"A comissão vai avaliar as propostas e dizer ao Conselho [Deliberativo] qual acha melhor. A que o Conselho votar será a escolhida. E todos terão de trabalhar por ela'', diz Andrés.

O clube já havia recebido três delas para apreciação. Recentemente, o Corinthians assumiu projeto da Federação Paulista de Futebol para ter um estádio para a Copa do Mundo de 2014. A agremiação informa que essa arena conta com investidores estrangeiros e deve ficar próxima à marginal Tietê.

Há ainda o estádio proposto pelo conselheiro Edgar Soares, que seria construído sem custos para o clube e que, segundo Soares, já tem investidores. Um deles, a empreiteira WTorre, realizaria toda a obra.

Outro projeto, do conselheiro Edgar Ortiz, herdado da parceria com o fundo HMTF, prevê a construção da arena corintiana em um terreno em Guarulhos (Grande São Paulo).

"Mas há uma quarta proposta'', revela Andrés. "É de empresários brasileiros que querem fazer um estádio. Seria um boom para 2010, no centenário do Corinthians'', explica o presidente, que espera receber esse novo projeto até o Natal. "Vamos ver, prometeram entregar. Estou esperando.''

Andrés não sabe, porém, explicar o que lhe dá certeza de que desta vez o estádio deixará de ser um sonho que já dura décadas para ser de fato erguido.

"Difícil responder. Não acho as palavras corretas pra responder. Não prometo um estádio para o centenário, mas, com certeza, após um ano ou dois, o Corinthians vai ter estádio'', afirma ele, já aumentando o prazo para que uma arena corintiana seja inaugurada.

O dirigente, no entanto, aposta que o fato de o Brasil sediar uma Copa poderá ser o catalisador do projeto. "Haverá mais facilidade'', discursa Andrés, que, mesmo longe de qualquer iniciativa mais concreta, já pensa em entrar numa briga direta com um dos arqui-rivais do Corinthians.

Ele pretende tomar o lugar do Morumbi, o estádio do São Paulo, como sede paulista de jogos do Mundial-14. "Com certeza, se o Corinthians fizer o estádio que quer fazer, ele será o estádio da Copa'', provoca.

Nenhum comentário: